Matriz Atividade Equipe Tar Ind 3 Gest Fin 1
Módulo: 3
Atividade: Tarefa individual 3
Título: Análise dos Índices de Rentabilidade
Aluno: Raul Soares Groppo
Disciplina: Gestão Financeira
Turma: 09 - 2013
Introdução
Todo organismo a ser analisado tem características próprias, não raro únicas. Para conhecê-las a fundo, faz-se necessário o convívio diário. Com o tempo, o conhecedor de determinado organismo passa a ter cenários, estatísticas e pesos em sua mente, transformando-o em um administrador em potencial, de uma parte, ou de todo o organismo.
Para isso existem índices – poupa-se o trabalho do convívio. Poupa-se ao administrador ou investidor potencial tempo de conhecer a fundo os processos. Confere segurança e ainda um padrão de comparação com outros organismos.
Dentro do ambiente financeiro, um dos indicadores mais importantes é o de rentabilidade que, segundo GITMAN [3]: “(...) permitem aos analistas avaliar os lucros da empresa em relação a um dado nível de vendas, um dado nível de ativos ou o investimento dos proprietários. Se não houvesse lucro, uma empresa não atrairia capital externo.
Desenvolvimento
De acordo com GITMAN [3], os indicadores de rentabilidade mais relevantes são os seguintes (quanto maior eles forem, melhor):
Margem de Lucro Bruto (MLB): mede a porcentagem de cada unidade monetária resultante da venda que permaneceu na empresa após deduzidos os custos diretos dos produtos.
Margem de Lucro Operacional (MLO): mede a porcentagem de cada unidade monetária remanescente após o pagamento de todos os juros, dividendos de ações preferenciais e imposto de renda.
Margem de Lucro Líquido (MLL): mede a porcentagem de cada unidade monetária remanescente após o pagamento de todos os custos e despesas, inclusive juros, impostos e dividendos de ações preferencias.
Lucro Por Ação (LPA): representa o número de unidades monetárias ganhas durante o período para cada ação ordinária em circulação.
Retorno Sobre o Ativo Total (ROA –