Atps gestão estratégica
Passo 1:
De acordo com Maximiano (2006, p. 329), estratégia é “a seleção dos meios para realizar objetivo”.
A palavra foi herdada dos gregos, e diz respeito ao cargo e/ou a dignidade de ministro da guerra, ou seja, comandante de uma batalha, em Atenas.
O mesmo autor fez um levantamento da definição de estratégia para diversos autores contemporâneos da administração, e segue aqui alguns dos conceitos definidos:
- Hamel e Prahalad (1995) definem a estratégia como o processo de construção do futuro, aproveitando competências fundamentais da empresa.
- Bateman e Snell (1996) definem o termo como o padrão de alocação dos recursos para realizar os objetivos da organização.
- Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000) também adotam tal prática, buscando resposta em autores especialistas no tema, mas não conceituam o termo sob uma única ótica, e optam por listar áreas de concordância, no que diz respeito à natureza da estratégia.
De acordo com os conceitos pesquisados, estratégia é o conjunto de decisões coerentes, unificadas e integradas que determinam e revelam a vontade da organização, em termos de objetivos de longo prazo, programa de ações e prioridade na utilização de recursos.
O conceito de estratégia é regularmente utilizado no sentido militar. Neste sentido exclui a escolha dos fins pertencente ao domínio político ao mais alto nível e dos planos detalhados para atingi-los (tática). Próximo deste sentido, em gestão empresarial, alguns autores separam a definição dos objetivos e a formulação da estratégia.
Estratégia é então "a principal ligação entre fins e objetivos, de vários setores da empresa e planos operacionais que guiam as atividades diárias".
ESTRATÉGIA x TÁTICA
Segundo Tartakower: “Tática é saber o que fazer quando há o que fazer; estratégia é saber o que fazer quando não há nada a fazer”.
Para tomarmos atitudes certas, temos de saber o que estamos buscando, do que estamos atrás. Para alcançar o objetivo esperado, estabelecemos