ATPS Gestão Estratégica de Custos
As constantes mudanças ocorridas no mundo corporativo e a rapidez com que elas acontecem têm levado as empresas a uma busca incessante pela melhoria de sua competitividade, como fator de sobrevivência no mercado.
Como principais objetivos, as empresas estão buscando promover a eficácia da gestão da qualidade dos seus empreendimentos e a otimização da aplicação de seus recursos. Afinal, o mercado consumidor está cada vez mais exigente.
Para que as empresas consigam atender essas exigências, se faz necessário algumas adequações como menor preço, maior qualidade e melhores condições de financiamentos entre outros; mas como oferecer tudo isso aos clientes e ao mesmo tempo melhorar o resultado da empresa. Através de um efetivo e consistente sistema de gerenciamento de custos tudo isso será possível e muito mais.
Conceito de Custo e Terminologia
Do ponto de vista econômico, entende-se por custo toda e qualquer aplicação de recursos, sob diferentes formas e expressa em valor monetário, para a produção de mercadorias ou prestação de serviços; quanto as despesas, são bens ou serviços consumidos direta ou indiretamente para a obtenção dessas receitas.
Conceitos Básicos de Custos
A contabilidade de custos surgiu com o aparecimento das empresas no período da Revolução Industrial quando começaram de fato a se desenvolverem, isso decorrente do aumento da complexidade do sistema produtivo e também das dificuldades inerentes à efetiva identificação dos custos, gerando com isso o aparecimento da contabilidade de custos, inicialmente focada na avaliação dos inventários.
Sendo assim, constatou-se que as informações geradas pela contabilidade de custos se apresentavam como suporte gerencial e que os sistemas de custos podiam oferecer aos gestores as informações necessárias para, basicamente, auxiliar o controle e as tomadas de decisões.
Terminologias usadas na contabilidade de custos
Gastos: são todos os eventos de pagamento e recebimentos