atps Gestão de qualidade
Qualidade por setores: Gestão da Qualidade Total - TQM
Introdução
A Gestão da Qualidade assegura a satisfação de todas as partes interessadas de uma organização, clientes externos e internos, fornecedores, sócios e sociedade.
Para uma boa gestão de qualidade a empresa deve adequar todas as áreas da empresa. A Gestão da Qualidade Total tem como base o ser humano, os processos dependem das pessoas. O empregado motivado produz com mais qualidade e precisão. As pessoas dentro da organização não buscam apenas remuneração adequada, mas espaço e oportunidade para demonstrar aptidões, participar, crescer profissionalmente e ver seus esforços reconhecidos. Para que os empregados tenham uma nova postura em relação ao trabalho, é preciso, que cada um conheça o negócio e as metas da organização.
É preciso criar uma cultura de participação e passar as informações necessárias aos empregados. A participação fortalece decisões, mobiliza forças e gera compromisso de todos com resultados. No processo de qualidade total, gerenciar e sinônimo de liderar.
Com o avanço tecnológico, não há mais espaço para acomodação e passividade, o aperfeiçoamento deve ser contínuo.A empresa deve estabelecer politicas de qualidade, que servirão para direcionar os esforços de todos para um bom andamento.
Na Gestão da Qualidade existem ferramentas principais para o desenvolvimento do processo, tais como:
BRAINSTORNING: criado com o objetivo de regular a participação das pessoas em um ambiente de reunião, levar ideias, causas de problemas ou ate mesmo problemas.
DIAGRAMA ISHIKAWA, (espinha peixe): é utilizado para apresentar a relação existente entre o resultado (efeito) e os fatores (causas) do processo que, por razões técnicas possam ter afetado o resultado considerado.
GRAFICO PARETO: gráfico de barras verticais que dispõe a informação de forma a tornar a evidente e visual prioridade de temas.
PLANO DE AÇÃO: também chamado de SW1H ou SW2H,