atps Gest o do suas
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTANCIA
CURSO SERVIÇO SOCIAL
GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTENCIA SOCIAL-SUAS
MARIANA DE MELO GOMES-7707634745
ROSANA PAULA NASCIMENTO-9978023872
DAVI MARCOS-9978018983
ROSANGELA TEIXEIRA-77006253920
TUTORA PRESENCIAL:ADRIANA
TAGUATINGA-DF
25 DE MAIO DE 2015
HISTÓRICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
Para
entendermos melhor a política de seguridade social é fundamental
que,busquemos conhecer sua trajetória. A pratica da assistência ao outro é bem antiga na humanidade,ela sempre esteve presente em diferentes sociedades,e se dirigia exclusivamente ao pobres ,doentes ou seja aos mais vulneráveis.
É
necessário entender que desde os tempos primórdios a assistência era
encarada como forma de controlar a pobreza e de confirmar a dependências daqueles que não detinham posses ou bens matérias.Na idade média os indivíduos viviam da agricultura e do artesanato,como a Revolução industrial esses agricultores e artesãos foram inseridos em fabricas,passando a trabalhar longas jornadas de trabalho em condições desumanas,gerando assim conflitos que desencadearam a Revolução Francesa,posicionando a assistência como um direito do cidadão.
LEGIÃO BRASILEIRA DE ASSISTÊNCIA(LBA)
Criada em 1942, sob a coordenação da primeira dama Darcy Vargas, a LBA será a
primeira grande instituição nacional de assistência social, inicialmente voltada a congregar organizações assistenciais de boa vontade e nucleada por todo o país para atendimento as famílias dos pracinhas, a instituição passará, após 1946, a se dedicar a maternidade e a infância, implantando postos de serviços de acordo com interesses, apoios e conveniências buscando a legitimação do Estado junto aos pobres (Faleiros,2000;p.85).
A LBA representou “a simbiose entre a iniciativa privada e a pública, a presença da classe dominante enquanto poder civil e a relação beneficio/caridade x beneficiário/pedinte, conformando a relação entre Estado e classes subalternas’.
(spozati et