AP II Treinamento e Desenvolvimento 2
Para identificar os processos de trabalho, as estratégias organizacionais e nomear as ações de aprendizagem, que sejam concernentes a cada tarefa e procedimento, é necessário idealizar uma metodologia lógica e precisa para suprir as necessidades que preencham as defasagens de treinamento.
Tipos de Ações de Aprendizagem e seus objetivos:
Educação: Tem como objetivo a formação do indivíduo. Pode ser desenvolvida na escola, família, sociedade e no exercício da profissão (no caso da educação profissional). Pontos positivos: interação contínua durante sua evolução, em uma constante troca de influências, que constroem a existência social.
Desenvolvimento: Tem como objetivo o aperfeiçoamento. Oferece especialização ou aperfeiçoamento dentro de uma área de trabalho ou profissão. Pontos positivos: possibilidade de assumir funções mais complexas, aumento e expansão do conhecimento, evolução profissional e pessoal.
Treinamento: Tem como objetivo a habilitação do indivíduo. Capacita ou recicla o homem para o desempenho de uma tarefa ou função. Pontos positivos: dapta a pessoa para um cargo ou papel, oferece ao indivíduo elementos essenciais para o exercício do cargo, procura adequar cada pessoa em seu cargo e desenvolver a força de trabalho da organização, como também alavancar o desempenho no cargo.
Referências Bibliográficas:
DUTRA, J. S. Gestão de Pessoas: modelos, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2006.
FELLIPE, M. I. Manual de treinamento e desenvolvimento: processos e operações. Identificação das necessidades de treinamento por competências. [S.l.]: [S.n.], 2006.
FISCHER, A. L. Um resgate conceitual histórico dos modelos de gestão de pessoas. In: As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002. p.