Atps filosofia
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos filosóficos da educação”, sob orientação, do professor-tutor a distância: Adriana Ap. Barbosa Machado.
Indaiatuba
2012
A natureza da filosofia e o seu ensino.
Compreender a natureza aberta e especulativa da filosofia é uma condição necessária para uma compreensão fecunda do seu ensino. A filosofia distingue-se de disciplinas como a história ou a física por apresentar poucos resultados consensuais: a maioria dos problemas centrais da filosofia continua em aberto.
Há problemas em aberto em todas as disciplinas, mas no caso da filosofia temos muitíssimos mais problemas em aberto do que resultados consensuais. Esta afirmação não significa três coisas. Em primeiro lugar, não significa que não há resultados; claro que há as diferentes ideias defendidas pelos diferentes filósofos são resultados da filosofia. Alguns filósofos defendem que temos livre-arbítrio, outros defendem que não temos ,alguns defendem que o mal moral e natural é compatível com a existência de um Deus teísta, outros defendem que não. Em segundo lugar, não significa que não há alguns resultados consensuais em filosofia. Os resultados negativos são a descoberta de que um determinado argumento ou teoria não funciona. Em terceiro lugar, defender que a filosofia é fundamentalmente uma disciplina em aberto não é necessariamente o prelúdio de um elogio ao permanente “questionamento” sem rumo, ao amor pelo questionamento em si, desprezando resultados como os das ciências, que nos permitem andar de avião, curar a tuberculose ou compreender a estrutura íntima dos átomos. Poderá parecer que afirmar que a filosofia é uma disciplina em aberto, sem resultados substanciais