ATPS Filosofia - Pedagogia
A famosa escultura de Auguste Rodin “ O Pensador” (francês: Le Penseur) é a representação clássica de um homem imerso em seus pensamentos, deixando transparecer a força interna do conflito do pensamento e da matéria, caracterizando a força e a fragilidade humana.
A representação da obra transmite a busca pela solução de um problema. Originalmente chamado de O Poeta, a peça era parte de uma comissão do Museu de Arte Decorativa em Paris para criar um portal monumental baseada na Divina Comédia de Dante Alighieri. Cada uma das estátuas representava um dos personagens principais do poema épico.
O Pensador originalmente queria representar Dante em frente aos Portões do Inferno, ponderando seu grande poema. A escultura está nua porque Rodin queria uma figura heróica à La Michelangelo para representar o pensamento, assim como a poesia.
O significado de Filosofia é amor à sabedoria: Filos é amor, amizade. Sophia é sabedoria. Filos Sophos: amante da sabedoria. A Filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos. Na Educação, a Filosofia desempenha a missão de conduzir o aluno para o senso crítico, para que supere as concepções superficiais sobre os homens, a natureza e a sociedade.
Para que isto ocorra, a Filosofia deve ser trabalhada de maneira que estimule o desenvolvimento da reflexão do estudante e lhe ofereça informações sobre o desenvolvimento do pensamento filosófico.
O resultado deste processo, é a ampliação da consciência de si mesmo, onde exerce a autocrítica e a consciência do mundo, com a compreensão do mundo natural e social, com suas possibilidades de mudança. Não se trata de contemplar o mundo, mas de querer transformá-lo.
Desta forma o estudante possui a capacidade de analisar e discutir problemas, sem aceitar de forma mecânica opiniões alheias. Torna-se, portanto um sujeito com senso crítico, tendo uma curiosidade intelectual e questionamentos para abordar problemas do cotidiano. A educação quando é voltada para a formação do