Determinação de AAS
Um dos medicamentos mais famosos à base de ácido acetilsalicílico é a Aspirina. O seu nome foi obtido da seguinte maneira: A vem de acetil; Spir se refere a Spiraea ulmaria (planta que fornece o ácido salicílico); e o in era um sufixo utilizado na época, formando o nome Aspirin, que depois foi aportuguesado para Aspirina. Em alguns países, Aspirina é ainda nome comercial registrado, propriedade dos laboratórios farmacêuticos da Bayer para o composto ácido acetilsalicílico. 2- OBJETIVO
Aprender o método de preparação e obtenção do A.A.S. 3- MATERIAIS Béqueres – 100mL e 250mL
Pipetas – 10mL e 2mL
Bastão de vidro
Placa de Petri
Bomba a vácuo
Funil de Buchner
Agitador/aquecedor magnético e “peixinho”
Kitasato
Gelo 4- REAGENTES a)
5g de Ácido Salicílico
10mL de Anidro Acético
1mL de Acido Sulfúrico (concentrado)
50mL de Água Fria 5- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Primeiramente foram pegas as medidas pedidas e assim, seguido o procedimento, com a adição de 5g de Ácido Salicílico, um pó branco que seguido dos 10mL de Anidro Acético, obteve-se uma solução branca, e por fim a adição lenta e com constante agitação de 1mL de Acido Sulfúrico (concentrado) levando assim a solução branca á uma incolor.
Após a mistura dos reagentes, levou-se a mistura para o Agitador/aquecedor magnético por 30 minutos, para que houvesse a devida agitação da mistura (por meio do “peixinho”) e aquecimento da solução.
Minutos após o inicio da agitação e aquecimento observou-se que o incolor da solução deu lugar a uma solução mais densa de cor branca, que se tornou a ficar incolor que ao longo foi amarelando-se ate uma cor próxima ao caramelo.
Após resfriamento em