determinação do teor de acido acetilsalicilico em AAS
O Ácido acetilsalicílico (AAS) é um dos analgésicos mais utilizados no mundo para amenizar dores e outros problemas de saúde. O monitoramento de seu teor em comprimidos, portanto torna-se necessário. Sua determinação pode ser feita por titulometria com o emprego de indicadores e álcool etílico como solvente¹.
Para a determinação do teor de AAS será usada uma solução de NaOH 0,9 mol/L pela técnica de volumetria de neutralização, onde uma solução de ácido é titulada com uma solução alcalina (ou seja na acidimetria) as hidroxilas da solução alcalina combinam-se com os hidrogênios ionizáveis do ácido, aumentando o pH da solução; em determinado pH o ponto de equivalência é atingido e a reação terminada. O mesmo raciocínio se aplica as soluções alcalinas tituladas por ácidos (isto é, a alcalimetria): o pH no ponto de equivalência depende da natureza e da concentração dos reagentes².
O NaOH é um sólido muito higroscópico (absorve umidade do ar), além de reagir com o dióxido de carbono do ar, sendo transformado em Carbonato de Sódio e Água, conforme a equação³:
2 NaOH + CO2 → Na2CO3 + H2O
Portanto, as soluções de NaOH não devem ser preparadas diretamente, ou seja, por pesagem direta e consequente diluição com água. Se assim for feito, não há certeza da concentração real, pois uma parte da massa reagiria com a umidade e o gás carbônico presentes no ar, no momento da pesagem³.
Deve-se tomar os devidos cuidados para manusear o NaOH. A água para diluição deverá ter, no mínimo, o grau de destilação, para minimizar-se a quantidade dissolvida de CO2. O armazenamento destas soluções deve ser feito em frascos plásticos porque o NaOH ataca o vidro, reagindo com os silicatos que o formam³.
Assim, alíquotas das soluções são testadas com soluções de substâncias com características padronizadas ditas padrões primários. Alguns parâmetros que todas as substâncias ditas padrões primários devem seguir4:
Devem ser de fácil obtenção no mercado a preço razoável.
Fácil