determinação de ácido no aas
1 Objetivo Determinação do teor, em massa, do ácido acetilsalicílico em comprimidos através da técnica de titulometria de neutralização.
2 Fundamentação Teórica Os medicamentos são uma das formulações químicas mais utilizadas mundialmente. Pode-se afirmar que os mesmos estão presentes em praticamente todos os domicílios, já que os tratamentos, de forma geral, não acontecem somente no cenário hospitalar. Entre os medicamentos, os analgésicos constituem um dos grupos mais amplos, pois são bastante utilizados para alívio de dor e, além disso, são de fácil aquisição. Um dos analgésicos bastante utilizados é o composto pelo ácido acetilsalicílico. O ácido acetilsalicílico, também conhecido como AAS, é obtido através da mistura de ácido salicílico (1) e anidrido acético (2) (FIGURA 1), após o aquecimento por cerca de 2 horas a 50ºC.
O líquido resultante é resfriado e obtém-se uma pasta cristalina através da recristalização do ácido acetilsalicílico com clorofórmio e o anidrido acético restante é eliminado através de pressão [1]. O AAS tem como propriedades:
Fórmula química: C9H8O4
Massa molar: 180,14g / mol
Densidade: 1,39 g / Cm3
Ponto de fusão: 135º
Ponto de ebulição: 140º
E sua fórmula estrutural é: FIRURA 2: ÁCIDO ACETILSALICÍLICO Pode – se determinar o teor do AAS nos comprimidas através de técnicas de análises químicas e uma bastante utilizada é a titulação de neutralização. As titulações estão entre os procedimentos analíticos mais exatos. Em uma titulação, o analito reage com um reagente padronizado (o titulante) em uma reação de estequiometria conhecida. Geralmente, a quantidade de titulante é variada até que a equivalência química seja alcançada, como indicado pela mudança de um indicador químico ou pela mudança na resposta de um instrumento. A quantidade do reagente padronizado necessária para atingir a equivalência química pode ser relacionada com a