Determinação de aas em medicamento
CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS
TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS
ESPECTROFOTOMETRIA
Instrumentação Analítica Aplicada a Processos Químicos I
Aluno: Michael Philippsen
Turma: 12
Professor: Fábio Duarte
Santa Maria, 02 de maio de 2013.
1OBJETIVOS:
Determinar concentração de ácido acetilsalicílico (AAS) em comprimidos de Aspirina®. Demonstrar o comprimento de onda, na região do ultravioleta, do AAS onde a Lei de Beer possa ser aplicada. Preparar uma curva de calibração de AAS para a quantificação de AAS no comprimido de Aspirina. Demonstrar o melhor intervalo de concentração da curva de calibração.
2MATERIAIS UTILIZADOS:
* Aspirina® (ESM Genéricos). * Balança Analítica (Adventurer OHAUS). * Espectrofotômetro (Perkin Elmer, Lambda 25, UV/VIS Spectrometer). * Cubetas de Quartzo de 1cm. * Béqueres de 140mL (Hermex). * Balões volumétricos de 20 mL (Brand). * Pipeta Automática de 1000 µL. * Papel filtro. * Água deionizada. * Metanol. * Solução estoque de AAS 1 g L-1. * Solução de NaOH 0,1 mol L-1.
3DESENVOLVIMENTO EXPERIMENTAL:
Antes do uso, oespectrofotômetro, foi ligado com 20 minutos de antecedência, para posteriormente realizar as análises.
A partir de uma solução estoque de1 g L-1 de ácido acetilsalicílico, preparada com AAS sólido, realizou-sea dissolução em10 mLmetanol (1% v/v) do volume final e posteriormente diluída em água. As concentrações das soluções preparadas foram: 5; 10; 20; 30 e 40mg L-1, em balões volumétricos de 20 mL. Em cada balão, antes de acertar o volume final, adicionou-se o volume calculado da solução estoque de AAS e 10 mLde uma solução de NaOH 0,1 mol L-1.
Para a preparação das soluções, nas respectivas concentrações desejadas, foram feitas as diluições em balões volumétricos de 20 mL. Seguem abaixo os cálculos:
1000 mg L-1 ------ 5mg L-1
1---- 200 mL x ---- 20 mL
X=