O 1
ENGENHARIA DE ALIMENTOS – 3° PERÍODO
QUÍMICA ANALÍTICA – FÁBIO LIMA
DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO ACETTILSALICÍLICO (AAS) EM MEDICAMENTO
Jaqueline Souza Guedes
SALINAS – MG
JUNHO/2015
INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS – CAMPUS SALINAS
JAQUELINE SOUZA GUEDES
DETERMINAÇÃO DO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO (AAS) EM MEDICAMENTO
Relatório apresentado ao professor Fábio Lima, como requisito avaliativo da disciplina de Química Analítica do curso de engenharia de alimentos do 3° período.
SALINAS – MG
JUNHO/2015
1. INTRODUÇÃO
O Ácido acetilsalicílico conhecido popularmente com AAS é um fármaco muito usado em medicamentos, por possuir características analgésicas, antipiréticas e anti- inflamatórias (ARAÚJO, 2013).
O ASS é um sólido branco, sua síntese se dá através da reação entre anidrido acético e o ácido salicílico (PAZINATO, 2014) como mostra a equação:
A Aspirina tem como componente principal o AAS, os comprimidos de aspirina na maioria das vezes são compostos com cerca de 0,32g de ácido acetilsalicílico e uma pequena quantidade de amido, que aglomera os ingredientes. A aspirina pode ter o seu teor determinado por uma volumetria de neutralização, através de uma titulação de hidróxido de sódio previamente padronizada, conhecida como titulação direta, por ser titulado com uma base forte, ou por uma titulação indireta com ácido forte.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
Para a realização do experimento, foram utilizados:
1 Bureta de 50 mL
2 Bureta de 25 mL
3 Erlenmeyer de 250 Ml
1 Suporte universal
1 Balão volumétrico
100 mL de solução de hidróxido de sódio 0,077 mol/L
Solução de ácido clorídrico 0,082 mol/ L
Solução de fenolftaleína
Etanol
Água Destilada
5 comprimidos de Aspirina
2.1 Métodos - Titulação direta:
Foi colocado em um béquer 10 mL de etanol e 5 comprimidos de AAS, diluiu os comprimidos. Transferiu a mistura para um balão volumétrico de 100 mL, e completou o volume com