atps fenomeno
Calor: definição, formas de calor e formas de transferências
Sr João e a família receberam de presente passagens áreas para Frankfurt, Alemanha. A família se hospedou em uma casa de madeira localizada em uma linda região de montanha. Quando chegaram a Frankfurt, no final do outono e início do inverno, a temperatura local estava em A madeira é um ótimo material de construção quanto aos aspectos de conforto, plasticidade no projeto, rapidez de montagem e durabilidade. Atualmente as construções residenciais em madeira representam 10% das construções na França, 20% na Alemanha e 60% na Finlândia.
As embarcações aguardam o nível de água da câmara da Eclusa chegar ao nível do rio. Esse processo de esvaziamento tem que ser lento para que as embarcações não se choquem com as paredes laterais da câmara e nem com as outras embarcações. torno de 6°C. Como a casa dispunha de uma lareira, e como a temperatura interna da casa registrada no termômetro era de 12 ºC, seu João teve a ideia de acender a lareira da sala a fim de aumentar o conforto do ambiente. José, filho do Sr. João percebeu que o ambiente ficou mais agradável e perguntou para o pai se ele saberia explicar os processos de transferência de calor que estavam ocorrendo durante o tempo que a lareira estava acesa.
Quais os processos que o Sr. João explicou?
José também notou que quando foi abrir aporta para entrar na cozinha a maçaneta de metal estava muito fria quando comparada com a estrutura da porta de madeira. Qual foi a explicação que o Sr. João deu ao seu filho?
RESPOSTA 1:
Uma lareira aquece uma sala por dois processos, que são eles: irradiação e convecção.
Vejamos o que acontece na sala:
Primeiro o ar frio do ambiente fora da casa entra pela janela, logo a uma troca de calor no vácuo por radiação térmica do ponto 2 para o ponto 1, onde as temperaturas desses pontos são diferentes, por isso, ocorre a transferência de calor.
Quando no ponto 3 para a lareira ocorre a convecção do meio