epdemiologia
13370 palavras
54 páginas
EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE Segundo o dicionário “Aurélio”, “SAÚDE” significa conservação da vida, robustez, vigor, estado em que se é sadio ou são, disposição do organismo, moral ou mental. Segundo Almeida Filho, saúde vem do latim “salutis” que origina também, desde salvar (livrar do perigo, afastar o risco), até saudar (desejar saúde) e são; de “sânus” se originam sanidade e sanitário. Na constituição federal, é direito de todos e dever do Estado e na lei orgânica: A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, omeio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazere oacesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País. Desde a etimologia das palavras vemos uma relação estreita, entre os termos saúde, risco e a vigilância sanitária. Já o termo epidemiologia, mostra estreita relação com a Vigilância Sanitária. Contrariamente, DOENÇA significa falta ou perturbação da Saúde, moléstia, mal ou enfermidade.
EPIDEMIOLOGIA: ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas”, segundo definem Almeida e Rouquayrol. É a ciência básica para a saúde coletiva, principal ciência de informação de saúde. Estuda a saúde, mas na prática principalmente pela ausência de saúde sob as formas de doenças e agravos, estes últimos definidos pelo diagnóstico clínico. Seu objeto são as relações de ocorrência de saúde doença em massa (em sociedades, coletividades, comunidades, classes sociais, grupos específicos, etc.). As relações são referidas e analisadas mediante o conceito de risco.
EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA: estuda o comportamento das doenças em uma comunidade, isto é, em que situações elas ocorrem na coletividade, segundo características ligadas à pessoa (quem), ao lugar ou