Teorias do processo saude-doença
Curso: Enfermagem – 1º Semestre Turno: Noturno Disciplina: Processo saúde-doença e Cuidado de Enfermagem
Teorias do processo saúde-doença
Processo saúde doença pode ser definido como o conjunto de relações e variáveis que determinam o estado de saúde de uma população.
Ser/Estar doente ou saudável são conceitos relativos, pois varia de pessoa para pessoa o risco ao qual se está sujeito, devido ao lugar em que se habita, o modo de vida que leva, se é bem alimentado, se vive em boas condições, entre diversos outros tipos de fatores que venham a determinar certo tipo de doença.
O processo saúde doença envolve várias teorias, as quais procuram explicar o modo pelo qual as pessoas poderiam estar adquirindo certos tipos de doenças e procurando estuda-las para uma possível cura. Tais teorias são:
Teoria mística: A qual adota a doença como um fenômeno sobrenatural, que encontrava-se além da compreensão do mundo.
Teoria Ambiental: Que vê a doença como decorrência das alterações ambientais do meio físico. Esta, abriga a teoria dos miasmas, desenvolvida por Thomas Sidenham e Giovanni MaríaLancisi durante o século XVII, que julga que as doenças teriam origens nos miasmas, ou seja, o conjunto de odores fétidos provenientes da matéria orgânica em putrefação nos solos e lenções freáticos contaminados. Essas substâncias seriam arrastadas pelo vento até a um possível indivíduo, que acabaria por adoecer. E, a teoria do contágio, a qual estipula que as características, sejam qualidades ou defeitos, de uma dada pessoa transferem-se – do ponto de vista psicológico – para objetos que essas pessoas usam ou já usaram. É como se o tudo o que pessoa viveu ou fez passasse para tal objeto e logo em seguida, fosse