processo saude doen a modulo 1
Enfermeira docente Ivanete Vieira
DOENÇA
Doença é um conjunto de sinais e sintomas específicos que afetam um ser vivo, alterando o seu estado normal de saúde. O vocábulo é de origem latina, em que “dolentia” significa
“dor, padecimento”.
DOENÇA
Diferentes ciências se dedicam ao estudo das doenças, entre elas: a patologia estuda as doenças dos humanos, relacionadas à medicina e outras áreas; a fitopatologia analisa as doenças que afetam as plantas; a medicina veterinária estuda as manifestações patológicas nos animais.
DOENÇA
A doença não pode ser compreendida apenas por meio das medições fisiopatológicas, pois quem estabelece o estado da doença é o sofrimento, a dor, o prazer, enfim os valores e sentimentos expressos pelo corpo subjetivo que adoece.
SAÚDE
“É o estado de completo bem estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de enfermidade ou doença.”
(Organização Mundial de Saúde)
SAÚDE
É uma experiência de vida, vivenciada no âmago do corpo individual. Ouvir o próprio corpo é uma boa estratégia para assegurar a saúde com qualidade, pois não existe um limite preciso entre a saúde e a doença, mas uma relação de reciprocidade entre ambas; entre a normalidade e a patologia, na qual os mesmos fatores que permitem ao homem viver
(alimento, água, ar, clima, habitação, trabalho, tecnologia, relações familiares e sociais) podem causar doenças
SAÚDE
Para a saúde, é necessário partir da dimensão do ser, pois é nele que ocorrem as definições do normal ou patológico. O considerado normal em um indivíduo pode não ser em outro; não há rigidez no processo. Dessa maneira, podemos deduzir que o ser humano precisa conhecer-se, necessita saber avaliar as transformações sofridas por seu corpo e identificar os sinais expressos por ele.
Dentro desta dinâmica da vida, entre saúde e doença qual é o papel da equipe de enfermagem?
• DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE
• As condições sociais, a posição de cada individuo na sociedade, as condições