Atps Fabio
Um dos maiores mitos a respeito de novas ideias de negócio é qual elas devem ser únicas. O fato de uma ideia ser ou não única não importa
O que imporá é como o empreendedor utiliza sua ideia, inédita ou não de forma a transformá-la em um produto ou serviço que faça sua empresa crescer. As oportunidades é que geralmente são únicas, pois o empreendedor pode ficar vários anos sem observar e aproveitar uma oportunidade de desenvolver um novo, produto, ganhar um novo mercado e estabelecer uma parceria que o diferenciado seus concorrentes.
É o fato de tentar preservar uma ideia revolucionária, a ponto de não conversar a respeito com ninguém, também pode levar o empreendedor a acreditar que realmente tem algo espetacular na mão, pois nesse momento está mais movido pela paixão do que pela razão.
É importante que o empreendedor teste sua ideia ou conceito de negócio junto a clientes em potencial, empreendedores mais experientes (conselheiros), amigos próximos antes que a paixão pela ideia segue sua visão analítica do negócio.
Uma ideia sozinha não vale nada; em empreendedorismo, elas surgem diariamente.
O que importa é saber desenvolvê-las implementá-las e construir um negócio de sucesso. O que conta não é ser o primeiro a pensar e ter uma ideia revolucionária, mas sim a primeiro a identificar uma necessidade de mercado e saber como atende-la, antes que outros o façam. Uma ideia isolada não tem valor se não for transformada em algo viável de implementar, visando a atender a um público – alvo que faz parte de um nico de mercado mal explorando. Isso é detectar uma oportunidade.
Não significa que uma ideia revolucionária não seja capaz de dar início a empresas de sucessos. Mas isso só ocorre quando o empreendedor por trás da ideia conhece o mercado onde está atuando, tem visão de mercado e sabe ser pragmático no momento adequado, identificando suas deficiências, protegendo suas ideias e conhecendo sua concorrência.