ATPS Fabio revisado
CURSO DE LETRAS
Atividade Prática Supervisionada
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Adriana Pereira – 1587948664
Erica Rocha –1592895393
Geisla dos Santos – 1585972068
Joyce Costa – 1576168173
Maria Souza Passos – 1578126935
+
VALPARAÍSO DE GOIÁS
2015
INTRODUÇÃO
Tendo em atenção o mundo globalizado, este trabalho irá tratar sobre o multiculturalismo e sua influência na educação. Primeiramente, cabe conceituar o termo: entende-se por multiculturalismo, a existência de muitas culturas em uma região, cidade ou pais; é o reconhecimento das diferenças de valores, culturas, raças, crenças etc., e da individualidade de cada um.
Logo, em razão da escola ser o local onde se dá o processo de socialização, acaba-se discutindo frequentemente as diversidades culturais, raciais e sociais e, é exatamente em nisto que este trabalho irá focar, em relatar quais praticas pedagógicas podem auxiliar os educandos a conviver e respeitar as diferenças culturais.
CAPÍTULO 1 (ETAPA 1: passos 1,2 e 3...)
CAPÍTULO 2 (ETAPA 2 : passos 1,2 e 3...)
O Brasil é um pais complexo, multifacetado e alguma vezes contraditório, sendo assim, formando por várias raças, cores, crenças e costumes, acabou se tornando fundamental o nascimento da pluralidade cultural, que tem como objetivo valorizar culturas diferentes que vivem no mesmo território. Respeitar e ser respeitado é um direito humano. Isto não significa aderir os costumes do outro ou concordar com o que ele faz, mas simplesmente respeita-lo como expressão de diversidade. Hoje o grande desafio é reconhecer a diversidade como identidade cultural.
Nosso país está com muita dificuldade em aceitar que existe uma forte carência na pluralidade nas escolas, onde deveria ser incluída para os menores de idade, para que haja um efeito maior e que as diferenças de cada indivíduo sejam respeitadas. Sua cor, sua sexualidade, sua crença e inúmeras outras, são casos que tem