Contabilidade internacional etapa 1
CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 6º e 7ª Série
[pic]
ATPS – ETAPA 1
Disciplina: Contabilidade Internacional
Campinas, 26 de Março de 2013.
➢ Fatos Históricos que geraram a necessidade de uma Harmonização das Normas Contábeis:
A historia da Contabilidade pode ser divida em 4 períodos: • Contabilidade do Mundo Antigo • Contabilidade do Mundo Medieval • Contabilidade do Mundo Moderno • Contabilidade do Mundo Cientifico
1- Contabilidade do Mundo antigo - Período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã. No período Antigo a contabilidade praticada pelo homem, já tinha como objeto o Patrimônio, representado pelos rebanhos e bens nos aspectos quantitativos.
2- Contabilidade do Mundo Medieval - período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494. Quando apareceu Frei Luca Pecíolo. Frei Luca era matemático, teólogo, contabilista entre outras profissões e é considerado o pai da Contabilidade. Publicou em 1494 que a teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos.
Após a teoria de debito e Credito surgiu o livro caixa, que recebia registros de recebimentos e pagamentos em dinheiro. No final do século XIII apareceu pela primeira vez a conta Capital, representando o valor dos recursos injetados nas companhias pela família proprietária.
O método das Partidas Dobradas que é transações financeiras teve sua origem na Itália, Sobre o Método das Partidas Dobradas, Frei Luca Pacioli expôs que, primeiro deve vir o devedor, e depois o credor, prática que se usa até hoje.
O seu aparecimento implicou a adoção de outros livros que tornassem mais analítica a Contabilidade, surgindo, então, o Livro da Contabilidade de Custos.
3- Contabilidade do Mundo Moderno - período que vai de 1494 até 1840. Marcado com o aparecimento da Obra "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche", da autoria de Franscesco