Atps contabilidade internacional etapa 1
À diretoria e aos acionistas interessados da BRF Brasil Foods S/A.
Perspectiva da Contabilidade Internacional e Adoção das Normas Internacionais de Relatórios Financeiros.
1. Introdução
A contabilidade, seguindo a sua natureza, sempre foi uma ciência voltada para a informação a que ela sempre se comprometeu a dispor. Sendo assim, quando se percebe que ela já não atende a esse requisito tão básico de sua origem, cria-se a necessidade de alterações ou aperfeiçoamentos. Todavia, essa ciência também é social, ou seja, é influenciada pela sociedade que a circunda.
Existe então conflito entre a necessidade de mudança e a adaptação dessa mudança pelos usuários das informações. Isso é agravado quando se busca criar uma contabilidade mais abrangente, que não tenha fronteiras. Com o crescimento dos países e a globalização, onde cada vez mais o capital circula por diferentes territórios e culturas, a contabilidade tem tido cada dia mais obrigação de se transformar e atender os novos usuários sejam eles locais ou estrangeiros. Isso tudo mantendo as peculiaridades de cada região, pois sem isso as informações não seriam facilmente absorvidas.
Para atender a todas essas necessidades foi criado um processo de convergência das normas contábeis aos padrões internacionais estabelecidos pelo IASB – InternationalAccounting Standards Boardà todos os países que se dispusessem integrar as normas contábeis vigentes, de forma a facilitar a entrada e saída de informação pelos usuários. E um desses países é o Brasil, que desde 2007 vem se adaptando. 2. Processo Histórico
A contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio. Ou seja, surgiu a partir do momento que o homem começou a acumular riqueza e teve necessidade de registrá-la e controlá-la. Esse processo de acumulação, registro e informação foi se desenvolvendo através dos séculos e povos que sempre contribuíram, de alguma maneira, para a sua formação.
As grandes navegações e suas descobertas e