ATPS ETAPA 2
A Revolução Americana foi um movimento organizado pelas treze colônias inglesas da América do Norte, a fim de se libertarem da Inglaterra.dando origem aos Estados Unidos da América.
Os primeiros colonizadores deixaram a Inglaterra a partir de 1620, perseguidos por questões religiosas e encontraram nessas colônias, uma nova pátria. Traziam consigo, portanto, um desejo de progresso para a nova terra, pois ali teriam uma nova vida. Isso já diferenciava essas colônias do modelo de colonização das outras colônias da América . Mas, as relações entre colonos e metrópole tornaram-se difíceis na segunda metade do século XVIII,pois a Coroa mudou sua política tributária (Lei do Açúcar; Lei do Selo), aumentando os impostos para se restabelecer financeiramente devido à Guerra dos sete anos. Os colonos reagiram. Anos depois, aumentaram os impostos de importação sobre o chá, papel, vidro e tintas. Mais uma vez, influenciados pela burguesia, o povo protestou publicamente. Em 1774, os ingleses fecharam o porto de Boston e reforçaram as tropas oficiais nas colônias. Deflagrou-se, com isso, o conflito entre colonos e metrópole, o que levou em 1776, à independência das treze colônias.
A Revolução Americana representou a tomada do poder pela burguesia colonial em detrimento da oligarquia metropolitana.
Na França, a situção no séc. XVIII, também não era das melhores, perpetuava-se uma enorme injustiça social. Na época, o sistema legislativo francês dividia-se em três grupos (3 Estados): a nobreza – que vivia em extremo luxo - , o clero – que também não pagava impostos -, e a população em geral, que não votava, pagavam altos impostos, sustentando assim, o luxo dos nobres. Diante dessa falta de representatividade política , da dilapidação dos cofres públicos devido à ususrpação da nobreza e do clero, aos problemas econômicos enfrentados pelo país naquela época, fez com que o povo se rebelasse contra o governo, que tomasse o controle do país à força. O primeiro alvo foi a