ATPS Etapa 1
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO PROFISSONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
PROFESSORA: REGINA ESTELA CORREIA LEITE
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ETAPA 1
ÉRICA CRISTINA DA SILVA RA: 4200073652
FERNANDA GOMES HENRIQUE RA: 3786765551
PRISCILA JÉSSICA A. MOREIRA RA: 5660121632
ROBERTA ALVES DA SILVA RA: 4200061171
BAURU
2015
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ETAPA 1
Dentre diferentes formas de se aprender, de se adquirir conhecimentos a Educação não formal se apresenta de forma não sistematizada, sem uma obrigação para o cidadão se estabelecer no convívio social, porém se faz de grande importância.
Na educação não formal, se educa através do compartilhamento de experiências com aqueles que nós interagimos, nos integramos. Isso ocorre fora da escola, em locais informais onde se propicia esta interação intencional. Intencional porque o indivíduo pode ou não participar desta, optando em participar e fazer uma troca de saberes e experiências. É o coletivo que aprende, divide conhecimentos individuais e os torna coletivos.
Essa educação propicia a valorização e desenvolvimento de uma cultura, estabelecer normalidade e conscientização de comportamento em diferentes lugares, destacando sempre o modo particular de cada área em que está sendo desenvolvida, de forma a buscar uma sociedade pacifica e valorizada por si e pelos outros.
Percebemos que esta educação não é trabalhada em escolas ou em âmbito familiar, normalmente se desenvolve em projetos, em atuações individuais ou de grupos em locais ou comunidades que demonstram uma necessidade de intervenção.
Esse tipo de educação é na verdade, algo que estamos sujeitos sem ao menos perceber, é uma educação oriunda da sobrevivência do homem. Sem as interações e trocas de experiências, não teríamos evoluído. Se todo indivíduo precisasse passar por todas as experiências para compreendê-las, não teríamos saído da idade da