Atps etapa 1
Atividade pratica supervisionada entregue a Faculdade Anhanguera de Campinas – FAC2 como exigência da disciplina Teoria da Administração.
Professora: Valéria Regina Prado
Etapa 2: passo 1
Teoria Clássica da Administração
A Teoria Clássica da Administração iniciou-se na França através do Engenheiro Henry Fayo e seus seguidores com o Objetivo de buscar maior produtividade no trabalho e maior eficiência do trabalhador.
Fayo através de sua teoria inaugurou a abordagem anatômica e estrutural da empresa, com uma visão sintética, Global e Universal.
A Teoria da Burocracia.
As principais razões do surgimento da teoria da burocracia foram: As falhas e a fragilidade parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas, que não conseguem uma abordagem global. A necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como, o comportamento dos membros dela participantes, pode aplicar a todas as formas de organização humana e principalmente às empresas; O crescente tamanho e complexidade das empresas passam a exigir modelos organizacionais bem mais definidos; O ressurgimento da Sociologia da Burocracia, a partir da descoberta dos trabalhos de Max Weber, o seu criador.
A teoria da burocracia desenvolveu-se dentro da administração ao redor dos anos 1940, pelo sociólogo Max Weber, de acordo com Weber o termo burocracia tem o significado tecnico que identifica certas caracteristicas da organização formal voltadas exclusivamente para racionalidade e eficiência.
Teoria Estruturalista.
A Teoria Estruturalista representa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação à Teoria das Relações Humanas.Representa também uma visão extremamente crítica da organização formal.O movimento estruturalista teve um caráter mais filosófico na tentativa de obter a interdisciplinaridade das ciências.
As origens da Teoria Estruturalista na