Blocos econômicos
Blocos econômicos é um tipo de acordo intergovernamental, muitas vezes parte de uma organização intergovernamental, onde barreiras são reduzidas ou eliminadas entre os Estados participantes.
A maioria dos blocos econômicos são definidos por uma tendência regional e podem ser classificados de acordo com seu nível de integração econômica. Os principais blocos econômicos: ONU: Organização das Nações Unidas
ALCA: Acordo de Livre Comércio das Américas
U. E. : União Europeia
MERCOSUL: Mercado Comum do Sul
NAFTA: Acordo de Livre Comércio da América do Norte
APEC: Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico
SADC: Comunidade da África Meridional para o Desenvolvimento
CEI: Comunidade dos Estados Independentes
OMC: Organização Mundial do Comércio
________________________________________________
ONU
Organização das Nações Unidas
Quando foi fundada, logo após a Segunda Guerra Mundial, contava com a participação de 51 nações. Ainda no clima do pós-guerra, a ONU procurou desenvolver mecanismos multilaterais para evitar um novo conflito armado mundial. Atualmente, conta com 192 países membros, sendo que cinco deles (Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França) fazem parte do Conselho de Segurança. Este pequeno grupo tem o poder de veto sobre qualquer resolução da ONU. A sede principal da ONU fica na cidade de Nova Iorque e seus representantes definem, através de reuniões constantes, leis e projetos sobre temas políticos, administrativos e diplomáticos internacionais. A ONU está dividida em vários organismos administrativos como, por exemplo, Corte Internacional de Justiça, Conselho Econômico e Social, Assembleia Geral entre outros.
A Carta das Nações Unidas define como objetivos principais da ONU:
- Defesa dos direitos fundamentais do ser humano;
- Garantir a paz mundial, colocando-se contra qualquer tipo de conflito armado;
- Busca de mecanismos que promovam o progresso social das nações;
- Criação de