O Que Um Plano De Contas JEAN
O Plano de Contas é a estrutura sobre a qual se constrói e elabora a escrituração, com a finalidade de mantê-la ordenada de forma a obter, de maneira clara e objetiva, os dois instrumentos informativos mais importantes da contabilidade: O Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício.
Em outras palavras, o plano de contas deve ser planejado com a mesma estrutura do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício.
O Plano de Contas deve ser tão detalhado quanto seja o interesse da empresa em informações detalhadas; inexistem regras que estabeleçam o número máximo ou o número mínimo de contas que deve conter um plano de contas. É preciso que se saiba, todavia, que o plano de contas deve ser suficientemente elástico a fim de permitir a inclusão de novas contas, sempre que elas se fizerem necessárias. Repetimos, o grau de detalhamento do plano de contas varia segundo o interesse do contador e da empresa levando em consideração, sempre, a necessidade de registrar todas as ocorrências na vida de uma empresa.
Quais São Os Principais Objetivos De Um Plano De Contas?
Podemos citar como principal objetivo de um plano de contas o de parametrizar os registros da organização dentro de normas de conduta aceitável. Mas também podemos citar alguns outros objetivos fundamentais:
Conduzir os registros contábeis para que estejam de acordo com os princípios de contabilidade e as normas para elaboração de balanços patrimoniais e demais demonstrações;
Prover a administração da entidade e todos os demais usuários com informações necessárias;
Adequar-se a exigências externas no que tange a legislação do Imposto de Renda.
Como vimos, existem alguns objetivos essenciais para que uma empresa elabore um bom plano de contas. Atender tanto a agentes internos quanto agentes externos tornou-se imprescindível e uma empresa com suas informações bem estruturadas tende a evoluir com maior facilidade.
Mas para elaborar um plano de