Atps Estruturalismo E Funcionalismo
O estruturalismo foi uma teoria criada por Wilhelm Wundt, e aperfeiçoada por Edward Titchener, onde pretendia determinar a estrutura da mente para compreende-la, através da decomposição dos estados da consciência produzidos pelos estímulos ambientais. As sensações ( visuais, táteis e olfativas), foram medidas e classificadas, os sentimentos e emoções foram pesquisados e a introspecção foi adotada. Titchener começou a utilizar o método de instrospecção experimental sistemática em laboratório onde pessoas eram treinadas para observar e descrever com certeza suas experiências subjetivas. Diferente de Wundt, Titchener concordava com Gondra e dizia que os processos mentais mais complexos poderia sim ser estudado em laboratório. Portanto resumidamente, Titchener defendia a teoria em que o método é introspecção, mas também defende a experimentação, o objeto é a consciência e a relação mente e corpo é paralelismo.
O QUE FOI O FUNCIONALISMO?
Willian James foi o pioneiro na psicologia funcional. Essa teoria era considerada oposição sistemática ao Estruturalismo e era voltado para compreender as sensações da mente juntamente ao corpo, como funciona e como o homem a utiliza para adaptar-se a diversos ambientes, assim como o porque sentimos vontades, frio, etc...
QUAL A DIFERENÇA DO PENSAMENTO DE WILHELM WUNDT E WILLIAN JAMES PARA A PSICOLOGIA?
Wilhelm Wundt era adepto da teoria experimental, acreditava que o objeto de estudo deveria ser o pensamento mental consciente, com isso pretendia entender o sistema nervoso.
Willian James além do estudo da mente percebeu que o corpo esta interligado com os sentimentos e aprofundou-se em compreender melhor as reações corpo/mente e mente/corpo.