estruturalismo
1. O que foi o Estruturalismo?
2. O que foi o Funcionalismo
3. Qual a diferença entre o pensamento de Wilhelm Wundt e William James para a Psicologia?
1-O Estruturalismo foi uma proposta metodológica, estudada por Edward Bradford Tutchener (1867-1927). Este estudo analisava a consciência em seus elementos, pretendendo determinar sua estrutura, ou seja, o todo. Para isso o foco era encontrar uma assosiação nos elementos de estudo (modo de funcionamento, regras, códigos, regularidades) , entre conciencia e processo paralelos do sistema nervoso central. Titchener definia a consciência como a soma das experiências existentes em certo momento e a mente como a soma das experiências acumuladas ao longo do tempo. Para ele, o único objetivo legítimo da Psicologia deveria ser descobrir os fatos estruturais da mente e estudá-los.
No entanto sua proposta metodológica, foi considerada artificial, por ser muito voltada ao Campo das Ciêcias Naturais e não na idéia de se formar uma Psicologia hibrida, este estudo não resultou em muita projeção de desenvolvimento,e desapareu logo após a morte de Titchener.
2- O Funcionalismo foi estimulado pela oposião ao Estruturalismo , atendendo como foco uma Psicologia no estudo das funções mentais, era definido como “Ciência dos processos e operações mentais” interessados não mais e apenas pelo conteúdo mas também pelos atos. William Jame (1842-1910), precursor desse estudo, assumiu como objetivo da Psicologia a descrição e a explicação do conceito de conciência, afastando-se do elementarismo associanionista.
3- A diferença entre o pesamento de Wundt e William Jame, é a que Wundt defende a utilização de uma metodologia introspectiva, definindo que a psicologia como ciência é a psicologia empirica, recorrendo tanto ao metódo experimen talquanto aos estudos históricos dos povos, criando assim o estudo que por ele foi denominado como Psicologia Experimental,