Atps enfermagem
•Estudando-se o surgimento dos hospitais, têm-se vários fatos a serem analisados. Historicamente, antes do período da emergência da medicina cientifica, o hospital era basicamente um local que se destinava ao abrigo de pobres e doentes que não tinham condições de tratamento domiciliar, procurando as instituições para receber o devido cuidado. O atendimento era prestado normalmente por religiosas e leigas.
•Segundo Martin (2003), os hospitais, até o século XVIII, esteve sob péssimas condições, devido á predominância de doenças infecto contagiosa e pela falta de contingente qualificado para cuidar dos doentes.
•É neste cenário que a Enfermagem passa a atuar, quando Florence Nightingale é convidada pelo ministro da Inglaterra para trabalhar junto aos soldados feridos em combate na Guerra da Criméia. Florence é personagem marcante na elevação do significado da atividade de Enfermagem. Durante cerca de cinco décadas Florence lutou pelo reconhecimento desta profissão, resultando em um trabalho de elevado prestigio.
•Diz que, por volta do século XIX, devido o avanço tecnológico e social a instituição hospitalar elaborou estratégias que visava o bem estar do cidadão. Ao passar do tempo à visão do hospital mudou, contudo, o avanço da Medicina favoreceu a reorganização; a enfermagem gradativamente se profissionaliza, instituindo distinções entre enfermeiras, auxiliares e técnicas e as de curso universitário. Hoje os profissionais buscam aperfeiçoamento permanente frequentando cursos e especializações, mestrado e doutorado. A profissão ganhou espaços mais nobres e generosos, como reconhecimento pela importância de seu trabalho na sociedade.
•O profissional da enfermagem acumula grandes responsabilidades, desde a realização da supervisão da equipe de enfermagem de uma unidade ou várias ao mesmo tempo, ele fica responsável por inúmeras vidas diariamente, onde nenhuma tecnologia pode substituir seu trabalho, pois ele é o