ATPS-TECNOLOGIA NA ENFERMAGEM
ETAPA 1- Tecnologias assistenciais e sistematização da assistência em enfermagem: conceito, históricos e aplicações.
Ciência e tecnologia são valores, e não apenas coisas e artefatos, ou mesmo saberes. São tudo isto em complementaridade com o mundo vital, num movimento que só pode adquirir significado na sua dimensão ética e política.
As palavras técnica e tecnologia podem ser entendidas e utilizadas de diversas maneiras. Assim, há os que abordam a tecnologia como ciência aplicada, no sentido de técnica em geral e outros que não diferenciam claramente técnica de tecnologia. Por sua vez, a tecnologia ganhou força com a ciência moderna, em cujo sistema teórico, coerente e lógico, as conclusões necessitavam de comprovação experimenta.
A industrialização trouxe consigo, além da modernização, o avanço tecnológico e a valorização da ciência em detrimento do homem e de seus valores. Os avanços tecnológicos também ocorreram na área da saúde, com a introdução da informática e do aparecimento de aparelhos modernos e sofisticados que trouxeram muitos benefícios e rapidez na luta contra as doenças. Essa tecnologia moderna, criada pelo homem a serviço do homem, tem contribuído em larga escala para a solução de problemas antes insolúveis e que pode reverter em melhores condições de vida e saúde para o paciente.
Os dias atuais caracterizam-se por profundas e constantes mudanças, onde é crescente e cada vez mais acelerada a inovação tecnológica, colocando à disposição dos profissionais e usuários, os mais diversos tipos de tecnologia, tais como: tecnologias educacionais, tecnologias gerenciais e tecnologias assistenciais.
Vivemos numa era tecnológica onde muitas vezes a concepção do termo tecnologia tem sido utilizada de forma enfática, incisiva e determinante, porém equivocada na nossa prática diária, uma vez que tem sido concebida, corriqueiramente, somente como um produto ou equipamento. A temática tecnologia não deve ser tratada através de