Meio ambiente de trabalho
I. Resumo 3
II. Introdução 4
III. Meio Ambiente e Meio Ambiente do Trabalho 5
IV. Os princípios da prevenção e da precaução no meio ambiente do trabalho 7
V. Conclusão 8
VI. Referências Bibliográficas 9
Resumo
A natureza do meio ambiente e as suas características revelam uma realidade na qual os danos ambientais gerados podem ter reflexos imprevisíveis. Reconhecendo que alguns danos não podem ser mudados, torna-se inescapável ter como postura ética ambiental prevenir a ocorrência de degradações ao meio ambiente. O princípio da precaução se adéqua a esse contexto, de modo que se torna razoável que, em sendo desconhecidas as consequências de determinada atividade potencialmente lesiva ao meio ambiente, deve ela ser evitada. Considerando que a vida humana está intimamente ligada à qualidade do meio ambiente, resta reconhecer que a aplicação do princípio da precaução é importância não só para a proteção do meio ambiente em si, mas, também, da própria saúde do ser humano.
Introdução
O meio ambiente do trabalho, é o local onde o trabalhador exerce suas funções laborativas e onde passa grande parte de sua vida. Não necessariamente o ambiente de uma empresa ou fábrica, mas o local onde se trabalha, que pode ser externo como o caso dos agricultores ou em máquinas como carros e ônibus.
Proteger o meio ambiente do trabalho não significa proteção somente aos trabalhadores, mas também à saúde das populações externas aos estabelecimentos de labor, posto que um meio ambiente poluído por indústrias, por exemplo, afeta o meio ambiente interno e externo. Então, precisamos entender porque é tão importante o estudo e a aplicação dos princípios da prevenção e da precaução no meio ambiente do trabalho. Necessário é distinguir tais princípios, sabendo-se que a