atps direito civil
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO PARA A AMÉRICA LATINA
ALUNA
A CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) é uma das cinco comissões econômicas regionais das Nações Unidas (ONU). Foi criada para monitorar as políticas direcionadas à promoção do desenvolvimento econômico da região latino-americana, assessorar as ações encaminhadas para sua promoção e contribuir para reforçar as relações econômicas dos países da área, tanto entre si como com as demais nações do mundo. Posteriormente, seu trabalho ampliou-se para os países do Caribe e se incorporou o objetivo de promover o desenvolvimento social e sustentável. A proposta dessa comissão de acordo com os textos sugeridos é de que o Brasil crie mecanismos de autodesenvolvimento incluído vários temas como educação, saúde, tecnologia e mercado externo.
No tocante à saúde a CEPAL apresenta uma certa preocupação quanto ao uso correto dos recursos para esse fim, visto que a criação do SUS (Sistema Único de Saúde) , ainda apresenta déficits quanto ao acompanhamento dos quadros de saúde da população, como novas doenças, novas epidemias e estudos voltados para a prevenção de certas doenças. Isso de acordo com a comissão requer políticas de monitoramento para com o uso dos recursos públicos.
Quanto ao desenvolvimento tecnológico do Brasil, a Cepal se demonstra insatisfeita com o grau de importância que é dado tanto para as indústrias privadas como também o Estado, que estarão no futuro reféns de outros países por não se darem conta da importância de se desenvolver tecnologicamente. Pela mesma razão, o comércio exterior necessita de um aumento de intercâmbio nas relações de comércio com os países vizinhos.
E por fim, um dos pontos de forte discussão é sobre a educação. Vimos que no Brasil, a necessidade de mão de obra qualificada se dá através dos cursos técnicos e da formação de tecnólogos. Um empasse a