ATPS Direito Civil I
ETAPA 3
Relatório Filme Ilha das Flores.
O curta-metragem se passa num lugar chamado Ilha das Flores, nome esse que remete a ideia de um belo lugar, ideia essa que contradiz a realidade social deste lugar. Retrata o desperdício oriundo dos processos de produção e consumo atuais e como o capitalismo gera desigualdade social, interferindo na liberdade do ser humano.
Ele trabalha dois temas principais: os padrões de produção e consumo das sociedades e a influência do dinheiro (e a falta dele) na vida das pessoas. Uma frase que é destacada “... telencéfalo altamente desenvolvido combina com a capacidade de fazer o movimento de pinça com os dedos...” remete que o ser humano tem a capacidade de realizar vários melhoramentos em nosso planeta, mas nem tudo que fazem é só melhoramento como, por exemplo, a imagem da bomba atômica que mostra no filme.
O filme acompanha a colheita, compra/venda e descarte de um tomate, que vai parar na ilha, junto com outros alimentos que foram descartados por milhares de pessoas na cidade.
Alimentos que são destinados aos porcos do dono do terreno em questão e, depois, são deixados lá para que os moradores de Ilha das Flores possam recolher o que puderem, em grupos de 10 pessoas, em cinco minutos.
Diante do exposto é possível verificar que tal rotina viola diversos artigos de nossa
Constituição Federal dentre eles os artigos:
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
III - a dignidade da pessoa humana;
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindose aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta
Constituição;
5
III - ninguém será submetido à