ATPS Did tica
A educação é a transmissão de valores, normas, usos, costumes e conhecimentos das gerações adultas para as gerações mais jovens.
A educação é uma manifestação da cultura e depende o contexto histórico e social em que está inserida. Suas finalidades variam com as épocas e as sociedades.
A educação permite a aquisição cultural seja perpetuada através das novas gerações, garantindo o futuro dessa sociedade e/ou grupo.
A educação pode ser concebida de duas formas: assistemática e sistematizada, sendo a primeira passada pela experiência direta, quando os mais jovens participam das atividades dos mais velhos, e a outra quando as sociedades se tornam mais complexas e com acervo cultural muito grande, organiza-se a transmissão desses conhecimentos para garantir a transmissão para os mais jovens, nascendo assim a escola instituição social.
A educação pode ser processada de modo sistemático e assistemático, o ensino é uma ação deliberada e organizada, é aí que entra a Didática, que é a ciência e arte do ensino, e a mesma da ênfase para a relação professor-aluno no tocante ao ensino e a aprendizagem.
Didática que é uma parte especifica da Pedagogia, lembrando que a Pedagogia é ciência e a arte da educação, abrange a educação como um todo, desde ensinar ao aprender.
A Filosofia no século XIX era a base exclusiva da Didática, entretanto, com a evolução da Psicologia, Biologia e Sociologia, a Didática passar a buscar fundamentos não apenas na Filosofia, mas também nas ciências do comportamento.
Alguns filósofos e educadores refletiram e elaboraram teorias sobre o ato de conhecer, que repercutiram no âmbito da Pedagogia, dentre eles temos Sócrates e seu método intitulado de ironia e tem duas partes: a refutação e a maiêutica, João Amos Comenius e a sua aposta no método indutivo, Heinrich Pestalozzi e sua concepção de que o principal objetivo era o favorecimento do desenvolvimento físico, John Frederick Herbart acreditava que o ser humano não é dividido em