ATPS DID TICA
Sua história está ligada ao aparecimento do ensino, no decorrer da sociedade, da produção e das ciências como atividades planejadas e intencionais à introdução. Desde os primeiros tempos já existiam indícios formais de instrução e aprendizagem.
Nas comunidades primitivas os jovens passam por um ritual de iniciação para ingressarem nas atividades do mundo adulto.
Na antiguidade clássica e medieval também se desenvolvia forma de ação pedagógica, em escolas, mosteiros, igrejas, universidades; entretanto, não se falava em didática como teoria de ensino. Esse termo só vai aparecer a partir do momento em que os adultos começam a interferir na atividade de aprendizagem das crianças e jovens através da direção planejada de ensino.
A partir do século XVII, um pastor protestante, João Amós Comênium, primeiro educador a formular a difusão dos conhecimentos e criar princípios e regras do ensino. Ele desenvolveu ideias avançadas para a prática educativa nas escolas, eram ideias inovadoras que desempenhariam uma influência considerável em desenvolver métodos de instrução rápidas e eficientes na aprendizagem.
Para Comêniun, a interação com a educação é conduzir à felicidade eterna com Deus. Dizia que todos os homens merecem a sabedoria, a moralidade e a religião; a educação nada mais é do que um direito de todos
3) A AÇÃO DA DIDÁTICA
Planejamento
Existe uma distinção entre planejamento e plano:
Planejamento é uma necessidade constante em todas as áreas da atividade humana, é um processo mental que supõe análise, reflexão e previsão; é uma atividade tipicamente humana e está presente na vida de todos os indivíduos em vários momentos.
Tipos de planejamentos
a)- Planejamento de um sistema educacional
b)- Planejamento geral das atividades de uma escola
c)- Planejamento de currículo
d)- Planejamento didático ou de ensino
Função do planejamento das atividades didáticas
Atingir os benefícios desejados;
Superar dificuldades;
Controlar a improvisação;