Atps de sociologia ETAPA 01
As principais características e diferenças das declarações são respectivamente: formalização e apresentação de direitos humanos. São direitos humanos universais e direitos humanos em determinada localidade delimitada geograficamente.
O tipo de solidariedade social se dá pela consciência coletiva e divide-se em duas: Solidariedade Mecânica e Solidariedade Orgânica.
As semelhanças existentes nos princípios de direitos individuais das declarações analisadas anteriormente são para fins de garantias formais de direitos humanos, os quais são históricos.
Aproximações e distanciamentos evidentes nas duas declarações de direitos humanos e do povo.
As duas declarações visam formalizar garantias de direitos humanos, uma universal e a outra localizada. Nelas os direitos humanos são produtos históricos, mas com diferenças em seus preâmbulos: Na universal há reconhecimento desses direitos como geradores de justiça e paz no mundo, mas o desprezo e o desrespeito a eles resultam em barbáries e ultrajes a consciência humana. Tais direitos promovem o desenvolvimento amistoso entre os povos, fé nos direitos fundamentais, na dignidade humana e na igualdade. Leva ao comprometimento dos estados membros a desenvolvê-los, pois sua compreensão leva-o ao pleno cumprimento como compromisso. Na localizada expressa de forma clara os fundamentos democráticos de toda pessoa humana, o princípio de que todo o poder emana do povo e que todos são iguais perante a lei da Virginia.
A principal característica das declarações de direitos é a posição em relação ao regime absolutista do estado em período pós-feudal, ou estado absoluto. Elas opõem-se ao absolutismo dos governos, mas não aos governos. Sendo que o ápice da oposição ao absolutismo conclui-se no valor por elas tutelados, e como já afirmados, é a liberdade garantida por um governo de leis e não de homens. Advém daí a importância das leis nesses momentos históricos e no contexto