ESTUDO DE VIABILIDADE COM ENFOQUE EXPERIMENTAL PARA A IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE BACKUP OPEN SOURCE EM AMBIENTE CORPORATIVO
21004 palavras
85 páginas
ESCOLA POLITÉCNICADE PERNAMBUCO
ESTUDO DE VIABILIDADE COM
ENFOQUE EXPERIMENTAL PARA A
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE
BACKUP OPEN SOURCE EM
AMBIENTE CORPORATIVO
Trabalho de Conclusão de Curso
Engenharia da Computação
Itagiba C. Carneiro Leão
Orientador: Profa. Maria Lencastre
ITAGIBA C. CARNEIRO LEÃO
ESTUDO DE VIABILIDADE COM
ENFOQUE EXPERIMENTAL PARA A
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE
BACKUP OPEN SOURCE EM
AMBIENTE CORPORATIVO
Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do diploma de Bacharel em Engenharia da
Computação pela Escola Politécnica de Pernambuco –
Universidade de Pernambuco.
Recife, Dezembro e 2010.
A todos que me ajudaram neste trabalho.
Agradecimentos
Agradeço a Deus, à minha família, à minha orientadora, professora Maria Lencastre e a todos que de alguma forma contribuíram para a realização deste trabalho.
ESCOLA POLITÉCNICA
DE PERNAMBUCO
Resumo
A demanda de dados cada vez maior e a necessidade de segurança das informações requer a elaboração de um projeto de arquitetura de backup com dimensionamento dos recursos tecnológicos e de pessoal habilitado. Hoje existem várias soluções de sistemas de backup corporativos velozes, flexíveis e confiáveis por meio de empresas privadas especialistas no assunto. Contudo, há soluções em softwares livres que também propiciam um bom gerenciamento em implementações de backup de igual confiabilidade e eficiência, diminuindo os custos com a aquisição de softwares proprietários. O objetivo do projeto é realizar um estudo da viabilidade com enfoque experimental para a implantação de sistemas de backup/restore open source em empresas, utilizando o software Bacula e os dispositivos de hardware disponíveis, tais como as bibliotecas de fitas SUN StorageTek L20 e IBM TS3200, verificando a compatibilidade entre software e hardware, além de comprovar as funcionalidades básicas de backups e restores em um ambiente corporativo.
i
ESCOLA POLITÉCNICA
DE