Conceito Logistica
O conceito de logística evoluiu muito ao longo desse século. Os primeiros passos para a formulação deste conceito foram observados no início dos anos 70, mas foi nos anos 90 que se consolidou, em todo o mundo, o grande destaque alcançado pela logística.
Ballou (1993, p.24) propõe o conceito de logística empresarial: “a logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento com o propósito de providenciar níveis de serviço adequado aos clientes a um custo razoável”.
Ainda para estes autores, não é suficiente apenas ter uma logística eficiente e eficaz para se alcançar sucesso competitivo. Para que a empresa consiga alcançar suas metas é necessário também que ela expanda seu comportamento de integração incorporando clientes e fornecedores.
Lambert e Stock (1992) dizem que deve haver um comprometimento entre as áreas de logística e marketing. O planejamento e a gestão de recursos da empresa destinados ao marketing devem estar em consonância com o planejamento e gestão dos recursos alocados às operações logísticas, já que há um ponto que une fortemente estas duas áreas, o serviço ao cliente. Deste modo a satisfação dos clientes só é alcançada na medida que há uma junção das atividades de marketing e das operações logísticas.
Já o Council of Logistics Management (1999) propõe que a logística é o processo da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla o fluxo e o estoque de bens e serviços e as informações relativas, do ponto de origem ao ponto de consumo, de maneira eficiente e eficaz, buscando a satisfação das necessidades do cliente.