ATPS de psicologia aplicada a educação
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Franciele Haiashi Sales RA 422425
Juliana M. F. Quinato RA 422494
Natalia de O. Piromalli RA 422608
TEÓRICOS CLÁSSICOS DA PSICOLOGIA DA
EDUCAÇÃO
Profª. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
Promissão, 23 de Setembro de 2013.
Sigmund Freud e suas contribuições para a Educação
Freud foi um médico psicanalista que nasceu em Freiberg (hoje República Tcheca, em 1856 abreviou o seu nome de Sigismund Schlomo Freud para Sigmund Freud. Na Psicanálise focando sempre o Inconsciente fez uso da Hipnose, publicou em 1895 o livro "Estudo sobre Histeria". Insatisfeito com a hipnose, Freud desenvolveu o que é uma das bases da técnica psicanalítica: a livre associação onde o paciente tem a liberdade de falar o que vem a mente. Em 1899, publicou "A interpretação dos sonhos", em que afirma que os sonhos são "a estrada mestra para o inconsciente". Freud teorizou sobre a luta constante entre a força da vida e do amor contra a morte e a destruição, simbolizados pelos deuses gregos Eros (amor) e Tanatos (morte). A sua teoria da mente ganhou forma com a publicação em 1923, de "O Ego e o Id".
Para Freud, a psique se divide em três componentes estruturais, que denominou de: Id: os conteúdos do Id são inconscientes, Ego: que representa a realidade e Superego: nosso censor interno de autocontrole.
Na criança Freud observa o desenvolvimento infantil e investiga o surgimento das preocupações que a criança possui; e para ele as primeiras investigações são sexuais e servem como meio de situar a criança no mundo, afirmando que as indagações das crianças estão ligadas a relações que elas possuem com os pais. Há uma determinada etapa em que o conflito edipiano cessa e parte da investigação sexual é reprimida.
Na Educação, Freud notou ser impossível ensinar como um pedagogo clássico dar uma aula e pedir para que os alunos reproduzam o que entenderam. A