ATPS DE MECANICA APLICADA
Passo 01:
Pesquisar sobre os diversos tipos de engrenagens utilizadas. Reunir fotos, imagens e esquemas que expliquem a funcionalidade de cada espécie de engrenagem.
As engrenagens são usadas em milhares de dispositivos mecânicos, desde brinquedos movidos à corda até imensos redutores industriais, passando por caixas de direção, diferenciais e transmissões automáticas. Elas realizam várias tarefas importantes, mas a mais importante é que elas fornecem uma redução na transmissão em equipamentos motorizados. E isso é essencial porque, frequentemente, um pequeno motor girando muito rapidamente consegue fornecer energia suficiente para um dispositivo, mas não consegue dar o torque necessário.
Engrenagens são utilizadas quando tentamos aumentar ou diminuir a velocidade de rotação, e consequentemente, aumentando ou diminuindo o torque fornecido, sincronização da rotação entre eixos diferentes. Redirecionar a rotação para outro eixo e inverter a rotação de um dispositivo.
Tipos de engrenagens
Em qualquer engrenagem, a relação é determinada pelas distâncias que vão do centro das peças até o ponto de contato. Por exemplo, em um dispositivo com duas engrenagens, se uma delas tiver o dobro do diâmetro da outra, a relação será de 2:1.
As engrenagens podem ter os mais variáveis modelos e desenhos tais como:
Engrenagens Cilíndricas de dentes retos;
Engrenagens Helicoidais;
Engrenagens Cônicas,
Parafusos-coroa-sem fim
Engrenagens de dentes retos
As engrenagens de dentes retos são o tipo mais comum de engrenagens. Elas têm dentes retos e são montadas em eixos paralelos. Há situações em que muitas dessas engrenagens são usadas juntas para criar grandes reduções na transmissão. O dimensionamento, fabricação, montagem e manutenção dessa engrenagem é mais simples, em relação a cônica, helicoidais e hipoidais.
Em alta velocidade apresenta problema de ruído. As cargas transmitidas aos aos eixos são apenas radiais, exige, portanto, mancais que suportem apenas esse tipo de