RESENHA Sociedade Dos Poetas Mortos
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS
METODOLOGIA DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA
Soraia Ribeiro da Silva Moreira
RESENHA
SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
Belo Horizonte
2014
Sociedade dos Poetas Mortos
A história se passa no ano de 1959, na Welton Academy, uma escola preparatória somente para meninos, que recebe um ex-aluno, keating, para o cargo de professor de literatura. O filme inicia-se com uma palestra do diretor da escola para os novos estudantes. Trata-se de uma escola bastante rígida, o que pode ser notado durante a referida palestra, haja vista que o diretor é bastante enfático quando cita os pilares daquele educandário: tradição, honra, disciplina e excelência.
Trata-se de uma escola que recebe alunos de classe média alta, e tem como objetivo principal formar alunos para serem tão bem sucedidos como seus pais, que ocupam cargos importantes, tais como médico, engenheiro e advogado. Ou seja, não aceitam que seus alunos façam escolhas próprias. Eles são educados ou “adestrados” conforme o regime da escola e da sociedade em que vivem.
No entanto, as aulas no novo professor provocam aversão nos pais, que veem a arte de forma pejorativa. Os alunos passam a refletir sobre suas vidas, que parece já ter sido escolhida para cada um deles, sem a hipótese de mudanças. O referido professor incentiva os alunos a deixarem fluir o verdadeiro pensamento e a lutarem por seus sonhos. Obviamente essa situação gerou conflitos, tendo em vista que os pais corroboram com a forma que aquela Instituição de Ensino conduz a aprendizagem.
O professor torna-se amigo dos discentes, inclusive joga bola com eles, e em pouco tempo adquire a confiança da classe. Ao olharem o “anuário” do docente, os alunos descobrem que ele participava da “Sociedade dos Poetas Mortos”, que era uma reunião em que os alunos recitavam, escreviam poemas, liam livros, viviam intensamente o “Carpe Diem” (aproveite o dia). Depois a sociedade é retomada