ATPS de Mecanica Aplicada
ATPS - MECÂNICA APLICADA
RESUMO Tendo em vista a futura profissão que escolhemos seguir, Engenheiros de Produção, sabemos da necessidade de desenvolver habilidade e capacidade no desenvolvimento de equações e aplicações das mesmas em diversas áreas da engenharia. Sendo assim, a atividade proposta visa o desenvolvimento da aplicação das equações de cinemática vetorial em 5 fases, que serão desenvolvidos a seguir, estudando a equação da velocidade e seus vetores, além de dois tipos de mecanismos ( engrenagens e rodas dentadas).
INTRODUÇÃO
Do ponto de vista cinemático, um Corpo Rígido (C.R.) pode ser definido como um corpo material que guarda a propriedade de invariância de distância relativa entre quaisquer pontos que o constituam. Esta é a propriedade fundamental de um C.R.. Trata-se, obviamente, de uma idealização, um modelo da realidade, porquanto inexistem, senso estrito, corpos materiais totalmente indeformáveis, especificadamente quando existem forças que não estão aplicadas no centro de massa de um corpo, deve-se considerá-lo corpo rígido. Por comparação de informações nos links referidos definindo cinematicamente um mecanismo ou formular a lei domovimento de um corpo é estabelecer, para cada instante, a posição, a velocidade e a aceleração, em relação a um referencial previamente escolhido.
FASE 1
Esta etapa tem como objetivo principal obter conhecimentos para a aplicação e desenvolvimento de equações de cinemática vetorial.
PASSO 1
Neste passo pesquisaremos os conceitos da Cinemática dos corpos Rígidos, conforme os conceitos citados no livro Mecânica Dinâmica e Mecânica Aplicada as Máquinas, ambos citados como bibliografia de Referência pela ATPS Anhanguera.
Conceitos de Cinemática do movimento plano dos corpos Rígidos – Capítulo 16
• Movimento do corpo rígido
• Translação e Rotação em torno de um eixo fixo
• Análise do movimento absoluto
• Análise do movimento