ATPS de libras
Introdução
Vivemos em uma sociedade dominada pelos ouvintes e falantes, porém, em meio há tantos habitantes deste imenso país, há uma parcela da população que são surdas, os quais até algum tempo atrás não conseguiam compreender o outro em sua volta e nem ser compreendido. Estes durante anos foram vítimas de um processo de exclusão, pois não tinha uma língua própria, reconhecida e que lhes possibilitasse sua inserção plena ao meio.O reconhecimento da Libras como língua oficial, leva os surdos do Brasil, a escrever uma nova história, porém apesar dos avanços ainda há muitos fatores que levam muitos surdos a serem excluídos socialmente, como nas escolas, por não haver profissionais que o compreenda.
Infelizmente, muitas vezes a sociedade enxerga o surdo, como um cidadão, que apenas tem um limite na audição, nega reconhecer nesta pessoa um ser de direitos e deveres, com uma língua e cultura própria. A conquista do reconhecimento da Libras como sua língua e a modificação da visão do surdo como uma pessoa que não possui uma deficiência, mas uma diferença no modo de aprender e apreender o mundo, ainda tímida, mais já obteve resultados significativos, como a aprovação da Lei federal 10.098 de dezembro de 2000, que prevê a formação de interpretes e tradutores de Língua de Sinais para possibilitar aos surdos o acesso a informação. A Lei 10.436/02 institui a Libras como a língua materna dos surdos, o que passa a existir é a possibilidade de uma mudança de comportamento e de visão da sociedade em relação a essa população.
SURDÊZ
Surdez é o nome dado à impossibilidade e dificuldade de ouvir, podendo ter como causa vários fatores que podem ocorrer antes, durante ou após o nascimento. A deficiência auditiva pode variar de um grau leve a profunda, ou seja, a criança pode não ouvir apenas os sons mais fracos ou até mesmo não ouvir som algum.Qualquer bebê recém-nascido pode apresentar um problema auditivono nascimento