Bio Tica ATPS 3 E 4
BIOÉTICA
Graduação - Bacharelada
BIOÉTICA
São Bernardo do Campo
2014
UNIAN - ABC - SP
1º Semestre - Biomedicina
Graduação - Bacharelada
BIOÉTICA
Etapa 3 e 4.
Prof. Priscila
RA: 8409158285 – Caroline Mendes do Amaral.
RA: 8094881083 – Deise Aparecida Rodrigues da Silva.
RA: 9973026554 – Larissa Feitosa Rodrigues do Carmo.
São Bernardo do Campo
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. CONCLUSÃO DE ANÁLISE DO DESAFIO 4
3. RELATÓRIO FINAL 5
4. CONCLUSÃO GERAL 6
1. INTRODUÇÃO
Será abordada através desta pesquisa a conclusão de onde se explica o código de ética referente ao caso:
Casal de poucas posses consultou médico ginecologista, no Posto de Saúde, após seis meses de gestação. O médico solicitou à paciente um exame de ecografia a fim de conhecer o sexo do bebê.
Durante o exame, o Biomédico - muito cuidadoso - relata ao pai e à mãe do bebê a anomalia que sofria o filho: anencefalia. O Biomédico também apresenta a possibilidade do aborto, mesmo não se mostrando muito favorável.
Voltando ao consultório no Posto de Saúde, pai e mãe recebem a sugestão de que se estivesse no lugar da paciente, o médico faria a curetagem. O casal não sabia e também a eles não foi explicado que "curetagem" é um eufemismo para a palavra "aborto".
O casal então acolhe a opinião do médico. Após ser feito o procedimento no hospital, o feto foi encaminhado para pesquisa sem nenhuma comunicação ou autorização dos pais.
Esses tomaram conhecimento disso um mês depois. Procuraram, então, o médico, mas receberam a notícia de que ele se desligara do Posto de Saúde. Desorientados, procuraram o Biomédico para conversar e obter informações e orientações.
2. CONCLUSÃO DE ANÁLISE DO DESAFIO
"Durante o exame o biomédico muito cuidadoso relata ao pai e a mãe a anomalia que o filho sofria: anencefalia. O biomédico também apresenta a possibilidade do aborto, mesmo não se mostrando muito favorável”
Em relação ao