ATPS de leitura e Produção de texto
Serviço Social –
Leitura e Produção de Texto
Edenir Catarina da Silva RA - 371535
Tatiana Estevão de Souza RA - 364801
Cristiana de Oliveira Silva RA -382923
Cléia Lemos Correa RA -382919
Marcos Rogério da Cruz RA -382702
Atividade Prática Supervisionada de Leitura e Produção de Texto
Prof. Dr. Luiz Roberto Wagner
Corguinho 12/06/2012
O Aprendizado Através Da Leitura
A leitura vai muito além do simples ato de ler. O sucesso da sua leitura vai depender de como você captou as mensagens passadas pelo autor.
É muito importante ter-se o conhecimento de um panorama acerca do processo, pelo qual passou o conceito de leitura desde o início dos estudos que o abarcam, as concepções de leitura variam conforme a visão do sujeito, de língua, de texto e de sentido.
Com base no foco do autor, a leitura é entendida como uma maneira de captação das idéias, já com o foco no texto o leitor necessita reconhecer o sentido das palavras e estruturas do texto.
A concepção da leitura vai muito além da simples codificação dos símbolos. A visão do leitor capta o resultado e as informações que o autor pretende informar, compreendendo os conhecimentos e experiências pessoais do leitor. Desta maneira são estabelecidos laços de inter-relação entre o sujeito, servido de instrumento de inserção social. E, por meio dessas compreensões, é possível mostrar como o homem se via em relação ao texto e como ele acreditava que o processo de leitura acontecia.
Através das estratégias de leitura espera se um leitor, mas critico que de um sentido ao que lê, pois os textos nunca dizem tudo necessitam do interpretativo do leitor. A forma utilizada pelo leitor facilita a compreensão dos dados informativos de um texto. Assim, os procedimentos adotados por cada um se diferenciam, através do conhecimento. Entre eles os mais utilizados são:
Conhecimento Prévio, que