Questões Psicologia comunitária
Responder as seguintes questões sobre artigo: Psicologia Comunitária.
1. Qual diferença entre Psicologia Social e Psicologia Comunitária?
Psicologia Social se preocupava com estudos de grupos, questões específicas da conduta, o ajustamento social, as atitudes, o estereótipo, as relações interpessoais, sem vinculá-los a seus contextos históricos- culturais, enquanto base de descrição e explicação dos dados, sem questionar o papel da ideologia e das relações de classe.
Psicologia Comunitária compreende um conjunto de concepções relevantes para o esforço de delimitar seu campo de análise e aplicação.
2. A Psicologia Comunitária está centrada em dois grandes modelos. Quais são eles? Explique-os.
Desenvolvimento Humano e Mudança Social. Busca ao individuo a capacidade de reconhecimento próprio e da comunidade onde vive, mostrando-lhes a responsabilidade e competência que tem na construção de suas vidas, tendo para isso a existência de processos de facilitação social baseados na ação local e na conscientização.
3. A Psicologia Comunitária firma-se como uma área da Psicologia Social. Quais são as especificidades da Psicologia Comunitária?
São três: a primeira são as questões psicossociais decorrentes da vida comunitária. A segunda, são as ações interdisciplinares de desenvolvimento comunitário e desenvolvimento local. E a terceira, é a necessidade de um novo currículo em Psicologia e de uma nova formação do Psicólogo.
4. Quais são as características de uma comunidade?
5. Quais são os objetivos da Psicologia Comunitária?
O desenvolvimento dos moradores enquanto sujeitos da comunidade. O desenvolvimento da comunidade como instância ativa do poder local, da auto- sustentabilidade e do crescimento endógeno do lugar. E a construção da Psicologia Comunitária dentro do enquadre teoria- prática- compromisso social.
6. Quais são os aspectos que a Psicologia Comunitária enfrenta como