Análise das formas de organização de uma panificadora
O mercado de panificação sofreu significativas alterações passando de uma forma artesanal para uma forma mecanizada e especializada, deixando assim de ser um mercado restrito a apenas pequenos comerciantes e se tornando aberto para redes maiores, oferecendo diversidade de produtos.
Através da pesquisa realizada na padaria Ebenézer foi observado que o estabelecimento produz uma grande quantidade de pães por dia, sendo necessária toda uma logística para garantir que o produto chegue ao cliente ou esteja disponível para aqueles que vão ao estabelecimento comprar. A mesma dispõe de um espaço físico pequeno, mas bem estruturado, dando livre acesso aos clientes dentro da loja. A panificadora deixa a desejar nos quesitos armazenagem e estocagem, pois tem como base o modo UEPS. A falta de organização e planejamento dos produtos e de controle de estoque faz com que haja uma grande perda de produtos pelo vencimento das datas de validade e pela forma desordenada de separação das mercadorias. A rota de transporte é também outro quesito que deixa a desejar e que já poderia ter sido solucionado.
Este estudo apontou alguns problemas e sugeriu melhorias simples, porém cruciais para o estabelecimento estudado, com o objetivo de evitar perdas e afetar o lucro final.
INTRODUÇÃO
Este trabalho busca aprimorar os métodos de estocagem e armazenagem de produtos alimentícios da Panificadora Ebénezer, onde se busca aplicar novos métodos de controle de estoque que diminui o custo de perdas de produtos por data de vencimento. O trabalho busca identificar os produtos de maior giro e valor econômico, que devem atrair maior atenção da empresa.
A Padaria Ebenézer atende ao público desde 1982 no bairro Novo Riacho em Contagem. A empresa tem origem familiar atendendo ao público da região com serviços de padaria e confeitaria. Atualmente atinge uma produção de aproximadamente 5.000 á 6.000 pães por dia além dos produtos confeitados. Com o passar do tempo, os donos da empresa,