ATPS DE FISICO QUIMICA
A velocidade das reações químicas depende de uma série de fatores, tais como: a concentração das substâncias reagentes, a temperatura, a luz, a presença de catalisadores e superfície de contato. Os fatores nos permitem alterar a velocidade natural de uma reação química.
Passo 1
Ao colocarmos dois comprimidos efervescentes (Redoxon) na água, sendo um macerado e o outro inteiro, verificamos que:
- O que está macerado reagirá mais rápido. Ele demora apenas 28 segundos para terminar sua reação.
- O comprimido que está inteiro demora mais tempo para reagir levando 1 minuto e 4 segundos.
Passo 2
A explicação é que a reação ocorre na superfície sendo dependente da área disponível, ou seja, quanto mais superfície de contato houver. Vale salientar que quanto mais macerado estiver o comprimido maior é o número de partículas da superfície que ficarão expostas, aumentando a quantidade de colisões e a velocidade da reação.
Podemos colocar como regra então: quanto mais fragmentado estiver o sólido, maior será a quantidade de partículas que entrarão em contato, aumentando também a probabilidade de ocorrerem choques efetivos e, por fim, o aumento da velocidade da reação.
No comprimido as partículas que se encontram na superfície reagem com as moléculas da água. À medida que elas são consumidas, as partículas mais internas entram em contato com a água e reagirão progressivamente até que todo o reagente acabe.
Passo 3
Ao colocarmos o comprimido efervescente em copos de água com temperaturas diferentes (gelada e quente) observamos que:
- No copo com água quente a dissolução foi mais rápida, gastando pouco tempo para se dissolver por completo.
- Já no copo com água gelada a dissolução do comprimido foi de forma bem lenta, levando um tempo maior para se dissolver.
Passo 4
A explicação é que à medida que a temperatura aumenta será maior a chance de interação entre as partículas e agitação entre as mesmas, ou seja, quando há o aumento da temperatura no meio onde a