educaçao fisica
Centro de Ciência da Saúde
Curso de Educação Física
Fisiologia e atividade física II
Professor: Marcos Antônio
Acadêmica: Cassiane Walicheski
Bioenergética Os seres humanos obtêm energia ingerindo plantas ou animais que se alimentam de plantas. Os nutrientes provenientes dos alimentos ingeridos são fornecidos e armazenados na forma de carboidratos, gorduras e proteínas. Esses três combustíveis básicos, ou substratos de energia, podem ser fracionados em nossas células para a liberação da energia armazenada. A bioenergética é o processo aonde cada célula contém vias químicas que convertem esses substratos em energia que por sua vez pode ser utilizada pela célula no corpo.
Bioenergética é um processo metabólico pelo qual as células utilizam energia necessária obtida pelos nutrientes alimentares, em uma forma de energia utilizável. A respiração é o regulador básico de tudo o que se passa com a gente. Ela está extremamente vinculada com a nossa musculatura.
Bioenergética – Energia da Vida. Aí está seu conceito central. A Bioenergética identifica no ser humano (e também fora dele) uma energia fundamental, que circula em nosso corpo, e que muitas vezes acumula-se e fica estagnada, por diversas razões, em determinadas regiões.
Segundo (Bompa, 2002) adquirimos energia por meio da conversão de alimentos na célula muscular, em componentes de alta energia, os quais são estocados adenosina trifosfato (ATP), os quais são estocados na célula muscular. O ATP, como o próprio nome sugere, consiste em uma molécula de adenosina e três de fosfato.
A energia necessária para a contração muscular é liberada pelas conversão de ATP + P (adenosina difosfato + fosfato). Como uma ligação fosfato é quebrada por hidrólise em ADP+P, a energia é liberada. Há uma quantidade limitada de ATP armazenada nas células musculares que precisa ser reposta e estocada continuamente para