Trabalho De Zoologia
TÉCNICAS DE COLETA DE ARTRÓPODES TERRESTRES
VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
ABRIL 2014
TÉCNICAS DE COLETA DE ARTRÓPODES TERRESTRES
Trabalho realizado no Curso de
Engenharia Agronômica da
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, como parte avaliativa da disciplina Zoologia,ministrada pela
Professora Drª Vivian Fransozo Cunha.
Caroline Boaventura Nascimento Penha
Matheus Moura Faria
VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
ABRIL 2014
Técnica de coleta de artrópodes terrestres
Os artrópodes compreendem em mais de um milhão de espécies e ocupam uma grande variedade de nichos nos ecossistemas. Representam um dos filos mais importantes ecologicamente, especialmente, porque como a maior parte do fluxo energético dos ecossistemas passam pelo corpo desses animais, auxiliam na manutenção do equilíbrio ambiental, facilitando a compreensão e abundâncias das espécies nos diferentes ecossistemas.
Os artrópodes são subdesenvolvidos em classes de acordo com alguns critérios, como a divisão do corpo e o número de apêndices apresentados, por exemplo, o número de patas, antenas, etc. Entre as classes de artrópodes, podemos citar: crustáceos, aracnídeos, quilópodes, diplópodes e insetos. Todavia, para se conhecer a diversidade desses animais sem um determinado habitat a primeira etapa consiste em coletar espécies.
Os insetos são os principais responsáveis pela polinização de muitas plantas, dispersão de sementes e destruição de partes mortas de vegetais. Alguns insetos são atraídos por flores, as quais desenvolveram mecanismos como coloração das pétalas, aroma, néctar, pólen e essências, com a finalidade de obter a polinização.
Há diversos métodos de coleta de aracnídeos, alguns envolvem armadilhas e outros, coletas ativas. Alguns métodos são mais ou menos eficientes para a captura de um determinado grupo. Além disso, existem métodos direcionados para a coleta de aracnídeos em diferentes estratos, solo, estrato